Aventais Descartáveis e sua importância

Compartilhe:

Em ambientes hospitalares, circulam habitualmente pacientes debilitados e imunodeprimidos, que muitas vezes estão ou são submetidos a infecções de diversas formas. Essas infecções podem ocorrer através de aventais cirúrgicos descartáveis ou reutilizáveis, insumos, equipes internas ou até mesmo em equipamentos hospitalares e procedimentos realizados. A presença constante de patógenos torna a utilização de EPIs crucial para a segurança de pacientes e profissionais.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os níveis de contaminação são altos. Nessas unidades, os pacientes estão mais suscetíveis a infecções e complicações do que em outros setores dos hospitais. As equipes de saúde, ou equipes clínicas, são os maiores veículos de contaminação cruzada existentes em Centros Cirúrgicos e UTIs, seja por contato com seus pacientes ou através de insumos e EPIs utilizados nestes atendimentos.

Aventais descartáveis são fabricados com materiais não tecidos, oferecendo uma barreira eficaz contra fluidos e microrganismos. Eles garantem que cada paciente e procedimento utilize um avental em perfeito estado, eliminando os riscos associados ao desgaste e à reutilização. Isso só aumenta a segurança dos profissionais e pacientes.

A utilização de aventais descartáveis em ambientes hospitalares é uma prática indispensável para garantir a segurança e a saúde de pacientes e profissionais. Sua eficácia na prevenção de infecções, aliada à redução de custos operacionais e à melhoria na eficiência do atendimento, torna esses EPIs uma escolha lógica e necessária